segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Idade Média

Assista o vídeo abaixo



Feudalismo

O feudalismo é uma das principais características da Idade Média. Trata-se de um sistema social, econômico e político que vigorou por todo período medieval. Nesse sistema, terras eram concedidas por um suserano ao seu vassalo em troca de fidelidade e ajuda militar. Os senhores feudais controlavam os feudos, e a mão de obra era servil. Os servos deveriam pagar impostos e trabalhar para os senhores e o clero.

A atividade econômica feudal era a agricultura, e a produção atendia as demandas internas do feudo. A Igreja Católica exercia grande influência dentro dos feudos, onde aconteciam as cerimônias religiosas e os registros de nascimento, casamento e morte. O feudalismo entrou em crise no século XIV, logo após as revoltas servis.


A Idade Média

A Idade Média é o período da história geral que se inicia no século V, logo após a queda do Império Romano do Ocidente, e termina no século XV, com a conquista de Constantinopla pelo Império Turco-Otomano. Foi um período marcado pela síntese da herança romana com a cultura dos povos bárbaros que invadiram o Império Romano.

A Igreja Católica tornou-se uma instituição poderosa e influente não apenas na religião, mas também na sociedade medieval. A invasão bárbara provocou a fuga da cidade em direção ao campo. A Europa ocidental ruralizava-se, e a riqueza era a terra. A agricultura tornou-se a principal atividade econômica, e a produção dos feudos era para o próprio sustento.

A partir do século XIII, por conta dos renascimentos comercial e urbano, o mundo medieval começou a entrar em crise. A centralização do poder nas mãos dos reis derrotou os senhores feudais, pacificou as revoltas servis e abriu as portas da Europa para a Idade Moderna.

Como a Idade Média é um período extenso da história geral, convencionou-se dividi-la em dois momentos:

  • Alta Idade Média (séc. V ao século X)
  • Baixa Idade Média (séc. X ao século XV)

É importante ressaltar que esses momentos não estão separados, mas um complementa o outro.

Alta Idade Média

O período da Alta Idade Média corresponde à formação da Europa medieval até o seu apogeu, no século X. O Império Romano do Ocidente acabou no século IV, e o imenso território conquistado pelos romanos pertencia então aos povos bárbaros. O termo “bárbaro” era como os romanos chamavam os povos que não faziam parte do seu império, que estavam fora dos limites romanos, ou seja, eram aqueles que não compartilhavam do mesmo costume romano, que não tinham a cidadania romana.

 A Alta Idade Média constituiu-se pela junção da herança romana com os costumes dos povos bárbaros. A invasão bárbara alcançou a cidade de Roma, que foi saqueada diversas vezes. O temor dessas invasões fez com que os habitantes das cidades buscassem refúgio e trabalho no campo. Ocorreu o que chamamos de ruralização da Europa.

 Os reinos germânicos adaptaram seus costumes aos os dos romanos. A Igreja Católica  aliou-se aos reis e tornou-se a grande ponte entre o mundo germânico e o mundo romano. Os povos bárbaros abandonaram suas antigas práticas religiosas e aderiram ao cristianismo. A fé cristã  expandiu-se pela Europa ocidental, reforçando o poder do papa. Foi no Império Carolíngio, no século VII, que a Igreja conseguiu consolidar o seu domínio.

 O imperador Carlos Magno conquistou uma grande quantidade de terras e doou algumas delas à Igreja. Começava a formação dos Estados pontifícios, grandes quantidades de terra que estavam sob o domínio do papa. Carlos Magno promoveu a distribuição de terras aos senhores feudais exigindo em troca a sua fidelidade e seu auxílio em caso de guerra. Logo após a sua morte, seus filhos não conseguiram manter a unidade do império, que acabou dissolvendo-se. O poder foi descentralizado entre os senhores feudais.

 A sociedade medieval era estamental, ou seja, não possibilitava a ascensão social. No topo da pirâmide estava o clero, logo abaixo vinha a nobreza, e na base estavam os servos, os únicos que trabalhavam e sustentavam as classes de cima. A agricultura tornou-se a principal atividade econômica. Os servos trabalhavam na terra para o seu próprio sustento, de sua família e do seu senhor.

 Havia uma dinâmica ao lidar-se com a terra aproveitando-a ao máximo sem desgastá-la. Enquanto uma parte da terra era utilizada para o cultivo, uma outra porção dela ficava em repouso. Logo após a colheita, a terra trabalhada ficava em repouso e a outra era utilizada. Esse era o sistema de rotação, que evitava o desgaste do solo.

 A cultura da Alta Idade Média estava concentrada nos mosteiros. A produção da Antiguidade Clássica foi guardada, e os monges copistas tinham a missão de copiar os textos antigos para que não se perdessem com o tempo. O acesso às bibliotecas dos mosteiros era restrito e o trabalho era manual. Para saber mais sobre esse primeiro período medieval, leia: Alta Idade Média.


Baixa Idade Média

O aumento populacional ocorrido a partir do ano 1000 foi motivado principalmente pela diminuição significativa das guerras bárbaras. Por isso, chama-se esse ano de “O ano da paz de Deus”. Esse aumento populacional provocou significativas mudanças na estrutura medieval e, mais tarde, levou à sua crise, no século XV.

 A forma de lidar com a terra modificou-se. A produção agrícola aumentou e passou-se a usar as terras que ficavam em repouso. Dessa forma, o desgaste da terra não tardou a acontecer, acarretando dificuldades na produção.

As cidades voltaram a ter movimentação mais intensa, pois o aumento populacional levou as pessoas a saírem do campo e retornarem a elas. O comércio também voltou com atividade mais intensa por meio da troca de mercadorias.

As transformações no mundo medieval começaram a fazer a estrutura social entrar em crise. As bases da Idade Média foram afetadas. A agricultura perdia espaço para o comércio. O campo esvaziava-se, e as cidades enchiam-se. As ideias que eram dominadas pela Igreja circulavam livremente pelas universidades. A fé, que era o elemento norteador do pensamento humano, perdia espaço para a razão. Se quiser saber mais detalhes sobre a parte final do período medieval, acesse: Baixa Idade Média.

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/idade-media.htm - acesso em 05/12/2022

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER AS QUESRÕES




sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

CARTA PARA O FUTURO

 





Ainda na primeira semana de aula, foi trabalhado uma dinâmica já conhecida que chamei de "Carta para o futuro", pela qual os estudantes confeccionaram um envelope e dentro colocaram uma folha com alguns dizeres sobre eles mesmos, tais como: profissão que deseja exercer no futuro, seu comprometimento com suas realizações no decorrer do ano letivo de 2022 e uma mensagem escrita para si mesmos.

As correspondência foram lacradas e guardadas pelo professor. 

Obs, ninguém e nem mesmo o professor irá ler ou saber o que cada estudante escreveu, com exceção quando o estudante autorizar ou dizer o que escreveu. 

No mês de dezembro do ano letivo decorrente, o professor irá devolver os envelopes aos estudantes. Cada qual irá relembrar do que escreveu há 10 meses atrás e avaliar suas atitudes e realizações, confrontando o esperado e a realidade que foi vivenciada. 

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

ATENÇAO

 A partir de 2022 este blog será dedicado exclusivamente para exposição de atividades realizadas na escola estadual Profª Dinorá Rocha - PEI (Programa de Ensino Integral).



quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Aula de acolhimento

Neste dia 2 de fevereiro professoras e professores se reuniram em duplas para trabalharem dinâmicas como forma de acolhimento aos estudantes no primeiro dia de aula do ano letivo.

Os professores Adriano e Antônio trabalharam a dinâmica: "Tudo sobre mim".




Objetivo: levar os alunos a se conhecerem melhor e colher informações dos estudantes para preparar projetos para as aulas de Eletiva.

Materiais: Uma folha contendo o formulário abaixo:

Meu nome é:

O que eu mais gosto de fazer?

O que menos gosto de fazer?

Uma qualidade minha é:

Um defeito meu é:

Qual profissão desejo exercer:

Procedimento:

Para realizar essa dinâmica de apresentação para o primeiro dia de aula o professor deve reunir todos os alunos ou participantes num círculo, o movimento de cadeiras e ajuste do círculo iniciará o entrosamento dos participantes.

Cada aluno ou participante receberá uma folha contendo o formulário.

Os alunos e participantes terão 10 minutos para responder.

Depois dos 10 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.

Esse procedimento foi aplicado para estudantes dos 6° anos. Já nas outras turmas (7°, 8° e 9°) a dinâmica foi alterada. Após os estudantes terem respondido o formulário,vós professores iam lendo as perguntas e suas respostas. Aquele que reconhecia suas respostas ficava calado e quando os demais tentavam adivinhar o dono das respostas.

Dicas

Promover um ambiente agradável e descontraído para que todos possam se apresentar.

Observar se o participante tem um bom autoconhecimento, como reage as respostas de seus colegas.

Tempo de duração: 20 a 30 minutos

Faixa etária:  A partir de 10 anos

Como resultado final, as respostas dadas pelos estudantes servirão de base para os professores elaborarem seus planos de "Eletivas". 


Os Incas

  Vista da antiga cidade Inca, Machu Picchu, no Peru. Originalmente os incas eram um clã da tribo dos quíchuas, localizado na região de Cusc...