Atividades complemtentares de História das turmas do Profº Adriano Ribeiro da escola estadual PEI Profª Dinorá Rocha.
segunda-feira, 8 de agosto de 2022
terça-feira, 12 de abril de 2022
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022
CARTA PARA O FUTURO
Ainda na primeira semana de aula, foi trabalhado uma dinâmica já conhecida que chamei de "Carta para o futuro", pela qual os estudantes confeccionaram um envelope e dentro colocaram uma folha com alguns dizeres sobre eles mesmos, tais como: profissão que deseja exercer no futuro, seu comprometimento com suas realizações no decorrer do ano letivo de 2022 e uma mensagem escrita para si mesmos.
As correspondência foram lacradas e guardadas pelo professor.
Obs, ninguém e nem mesmo o professor irá ler ou saber o que cada estudante escreveu, com exceção quando o estudante autorizar ou dizer o que escreveu.
No mês de dezembro do ano letivo decorrente, o professor irá devolver os envelopes aos estudantes. Cada qual irá relembrar do que escreveu há 10 meses atrás e avaliar suas atitudes e realizações, confrontando o esperado e a realidade que foi vivenciada.
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022
ATENÇAO
A partir de 2022 este blog será dedicado exclusivamente para exposição de atividades realizadas na escola estadual Profª Dinorá Rocha - PEI (Programa de Ensino Integral).
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022
Aula de acolhimento
Neste dia 2 de fevereiro professoras e professores se reuniram em duplas para trabalharem dinâmicas como forma de acolhimento aos estudantes no primeiro dia de aula do ano letivo.
Os professores Adriano e Antônio trabalharam a dinâmica: "Tudo sobre mim".
Objetivo: levar os alunos a se conhecerem melhor e colher informações dos estudantes para preparar projetos para as aulas de Eletiva.
Materiais: Uma
folha contendo o formulário abaixo:
Meu
nome é:
O
que eu mais gosto de fazer?
O
que menos gosto de fazer?
Uma
qualidade minha é:
Um
defeito meu é:
Qual
profissão desejo exercer:
Procedimento:
Para
realizar essa dinâmica de apresentação para o primeiro dia de aula o professor
deve reunir todos os alunos ou participantes num círculo, o movimento de
cadeiras e ajuste do círculo iniciará o entrosamento dos participantes.
Cada
aluno ou participante receberá uma folha contendo o formulário.
Os
alunos e participantes terão 10 minutos para responder.
Depois
dos 10 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.
Esse
procedimento foi aplicado para estudantes dos 6° anos. Já nas outras turmas
(7°, 8° e 9°) a dinâmica foi alterada. Após os estudantes terem respondido o
formulário,vós professores iam lendo as perguntas e suas respostas. Aquele que
reconhecia suas respostas ficava calado e quando os demais tentavam adivinhar o
dono das respostas.
Dicas
Promover
um ambiente agradável e descontraído para que todos possam se apresentar.
Observar
se o participante tem um bom autoconhecimento, como reage as respostas de seus
colegas.
Tempo
de duração: 20 a 30 minutos
Faixa
etária: A partir de 10 anos
Como
resultado final, as respostas dadas pelos estudantes servirão de base para os
professores elaborarem seus planos de "Eletivas".
quarta-feira, 20 de outubro de 2021
Atividades do Festival Afro Minuto - Flink Sampa 2021
As atividades, aqui apresentadas, foram realizadas por estudantes das escolas estaduais Clodonil Cardoso e Profa. Dinorá Rocha, ambas do município de Iguape - SP.
segunda-feira, 21 de junho de 2021
Período Joanino
Em janeiro de 1808 e com o apoio
da Inglaterra, a família real portuguesa chegou ao Brasil. Cerca de 15 mil
pessoas vieram com eles, o que totalizou cerca de 2% da população portuguesa da
época. Eles se instalaram na capital do Rio de Janeiro e permaneceram durante
12 anos ali.
Ameaçados pela invasão do francês
Napoleão Bonaparte, a família Real deixou Portugal para garantir que o país
continuasse independente.
Isso porque Napoleão decretou o
Bloqueio Continental em 1806, determinando o fechamento dos portos aos navios
ingleses.
Portugal, que apoiava a
Inglaterra e tinha grande relação comercial com esse país, não se submeteu ao
bloqueio. Isso levou a invasão de Napoleão às terras lusitanas.
Sendo assim, em outubro de 1807,
D. João e o rei da Inglaterra Jorge III, assinaram um decreto que transferia a
sede monárquica de Portugal para o Brasil.
Além disso, Portugal se
comprometia a assinar um tratado de comércio com a Inglaterra, quando chegasse
ao Brasil.
Foi dessa maneira que em 1808 o Pacto
Colonial, um acordo comercial entre a colônia e a metrópole, chega ao fim.
Nesse ano, Dom João instituiu a “Carta Régia”, a qual permitia a abertura dos
portos a outras nações amigas, inclusive a Inglaterra.
Diante disso, a economia do país
alavancou, no entanto, impediu o desenvolvimento das manufaturas no Brasil.
Isso porque grande parte dos produtos eram importados da Inglaterra.
Os produtos ingleses tinham uma
menor taxa alfandegária em relação aos outros países. Eles pagavam 15%,
enquanto as outras nações cerca de 24%.
Além da economia, o país, e
sobretudo a capital, que até então era o Rio de Janeiro, sofreram diversas
mudanças.
Muitas obras de caráter público
foram erigidas nesse período, por exemplo, a casa da moeda, o banco do Brasil,
o jardim botânico, dentre outras.
A Educação no Período Joanino
Na educação e na cultura, esse
período marcou diversos avanços nessas áreas. Isso porque muitos investimentos
foram feitos, o que podemos confirmar com a construção da Biblioteca Real, da
Academia Real de Belas Artes, da Imprensa Real, além das escolas de medicina.
Período Joanino e a
Independência do Brasil
Esse período da história do
Brasil influenciou diretamente no processo de independência do país.
Isso porque em 1815 a
administração do governo joanino extingui a condição de colônia ao Brasil. Foi
assim que o páis recebeu o título de “Reino Unido de Portugal e Algarves”,
tornando-se a sede administrativa de Portugal.
Esse fato deixou muito
descontentes os portugueses que estavam em Portugal. Com isso, eles exigiam o
retorno de Dom João IV, que por fim, retorna à Portugal para a Revolução
Liberal do Porto, em abril de 1821. Esse evento marcou o fim do período
joanino.
Em seu lugar permanece seu filho,
Dom Pedro I. O príncipe regente governou o país de 1822 a 1831, estabelecendo
em 1824, a primeira Constituição do país.
Quando Portugal exigiu seu
retorno, ele se recusou a voltar para a metrópole. Sendo assim, no dia 07 de
setembro de 1822, ele declara a Independência do Brasil.
Auto avaliação - Projeto de Vida - Tutoria
Clique aqui para acesaar o questionário
-
Assista o vídeo, leia os textos, observe as imagens e clique no local indicado para ser direcionado(a) ao formulário de questões. Ob...
-
Para tirar dúvidas e verificar acertos e possíveis erros. Questões Primeira questão: “...no final da Idade Média o feudalismo...
-
Para começar, reflita sobre a seguinte questão (não precisa responder agora): O que significa povos pré- colombianos?... Pensou, vamos ...
