sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

CARTA PARA O FUTURO

 





Ainda na primeira semana de aula, foi trabalhado uma dinâmica já conhecida que chamei de "Carta para o futuro", pela qual os estudantes confeccionaram um envelope e dentro colocaram uma folha com alguns dizeres sobre eles mesmos, tais como: profissão que deseja exercer no futuro, seu comprometimento com suas realizações no decorrer do ano letivo de 2022 e uma mensagem escrita para si mesmos.

As correspondência foram lacradas e guardadas pelo professor. 

Obs, ninguém e nem mesmo o professor irá ler ou saber o que cada estudante escreveu, com exceção quando o estudante autorizar ou dizer o que escreveu. 

No mês de dezembro do ano letivo decorrente, o professor irá devolver os envelopes aos estudantes. Cada qual irá relembrar do que escreveu há 10 meses atrás e avaliar suas atitudes e realizações, confrontando o esperado e a realidade que foi vivenciada. 

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

ATENÇAO

 A partir de 2022 este blog será dedicado exclusivamente para exposição de atividades realizadas na escola estadual Profª Dinorá Rocha - PEI (Programa de Ensino Integral).



quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Aula de acolhimento

Neste dia 2 de fevereiro professoras e professores se reuniram em duplas para trabalharem dinâmicas como forma de acolhimento aos estudantes no primeiro dia de aula do ano letivo.

Os professores Adriano e Antônio trabalharam a dinâmica: "Tudo sobre mim".




Objetivo: levar os alunos a se conhecerem melhor e colher informações dos estudantes para preparar projetos para as aulas de Eletiva.

Materiais: Uma folha contendo o formulário abaixo:

Meu nome é:

O que eu mais gosto de fazer?

O que menos gosto de fazer?

Uma qualidade minha é:

Um defeito meu é:

Qual profissão desejo exercer:

Procedimento:

Para realizar essa dinâmica de apresentação para o primeiro dia de aula o professor deve reunir todos os alunos ou participantes num círculo, o movimento de cadeiras e ajuste do círculo iniciará o entrosamento dos participantes.

Cada aluno ou participante receberá uma folha contendo o formulário.

Os alunos e participantes terão 10 minutos para responder.

Depois dos 10 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.

Esse procedimento foi aplicado para estudantes dos 6° anos. Já nas outras turmas (7°, 8° e 9°) a dinâmica foi alterada. Após os estudantes terem respondido o formulário,vós professores iam lendo as perguntas e suas respostas. Aquele que reconhecia suas respostas ficava calado e quando os demais tentavam adivinhar o dono das respostas.

Dicas

Promover um ambiente agradável e descontraído para que todos possam se apresentar.

Observar se o participante tem um bom autoconhecimento, como reage as respostas de seus colegas.

Tempo de duração: 20 a 30 minutos

Faixa etária:  A partir de 10 anos

Como resultado final, as respostas dadas pelos estudantes servirão de base para os professores elaborarem seus planos de "Eletivas". 


quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Atividades do Festival Afro Minuto - Flink Sampa 2021

 As atividades, aqui apresentadas, foram realizadas por estudantes das escolas estaduais Clodonil Cardoso e Profa. Dinorá Rocha, ambas do município de Iguape - SP.






segunda-feira, 21 de junho de 2021

Período Joanino

 Assista o vídeo, leia o texto e responda as questões clicando no local indicado.

Em janeiro de 1808 e com o apoio da Inglaterra, a família real portuguesa chegou ao Brasil. Cerca de 15 mil pessoas vieram com eles, o que totalizou cerca de 2% da população portuguesa da época. Eles se instalaram na capital do Rio de Janeiro e permaneceram durante 12 anos ali.

Ameaçados pela invasão do francês Napoleão Bonaparte, a família Real deixou Portugal para garantir que o país continuasse independente.

Isso porque Napoleão decretou o Bloqueio Continental em 1806, determinando o fechamento dos portos aos navios ingleses.

Portugal, que apoiava a Inglaterra e tinha grande relação comercial com esse país, não se submeteu ao bloqueio. Isso levou a invasão de Napoleão às terras lusitanas.

Sendo assim, em outubro de 1807, D. João e o rei da Inglaterra Jorge III, assinaram um decreto que transferia a sede monárquica de Portugal para o Brasil.

Além disso, Portugal se comprometia a assinar um tratado de comércio com a Inglaterra, quando chegasse ao Brasil.

Foi dessa maneira que em 1808 o Pacto Colonial, um acordo comercial entre a colônia e a metrópole, chega ao fim. Nesse ano, Dom João instituiu a “Carta Régia”, a qual permitia a abertura dos portos a outras nações amigas, inclusive a Inglaterra.

Diante disso, a economia do país alavancou, no entanto, impediu o desenvolvimento das manufaturas no Brasil. Isso porque grande parte dos produtos eram importados da Inglaterra.

Os produtos ingleses tinham uma menor taxa alfandegária em relação aos outros países. Eles pagavam 15%, enquanto as outras nações cerca de 24%.

Além da economia, o país, e sobretudo a capital, que até então era o Rio de Janeiro, sofreram diversas mudanças.

Muitas obras de caráter público foram erigidas nesse período, por exemplo, a casa da moeda, o banco do Brasil, o jardim botânico, dentre outras.

A Educação no Período Joanino

Na educação e na cultura, esse período marcou diversos avanços nessas áreas. Isso porque muitos investimentos foram feitos, o que podemos confirmar com a construção da Biblioteca Real, da Academia Real de Belas Artes, da Imprensa Real, além das escolas de medicina.

Período Joanino e a Independência do Brasil

Esse período da história do Brasil influenciou diretamente no processo de independência do país.

Isso porque em 1815 a administração do governo joanino extingui a condição de colônia ao Brasil. Foi assim que o páis recebeu o título de “Reino Unido de Portugal e Algarves”, tornando-se a sede administrativa de Portugal.

Esse fato deixou muito descontentes os portugueses que estavam em Portugal. Com isso, eles exigiam o retorno de Dom João IV, que por fim, retorna à Portugal para a Revolução Liberal do Porto, em abril de 1821. Esse evento marcou o fim do período joanino.

Em seu lugar permanece seu filho, Dom Pedro I. O príncipe regente governou o país de 1822 a 1831, estabelecendo em 1824, a primeira Constituição do país.

Quando Portugal exigiu seu retorno, ele se recusou a voltar para a metrópole. Sendo assim, no dia 07 de setembro de 1822, ele declara a Independência do Brasil.

Auto avaliação - Projeto de Vida - Tutoria

 Clique aqui para acesaar o questionário