O Renascimento (ou Renascença, Renascentismo) foi, ao mesmo tempo, um período histórico e um movimento cultural, intelectual e artístico surgido na Itália, entre os séculos XIV e XVII, e atingiu seu ápice no século XVI. Como sabemos, renascimento significa, literalmente, nascer novamente. Por isso, esse termo foi utilizado para indicar o movimento de retomada da cultura clássica greco-romana. Embora a Itália, especialmente Florença, sejam consideradas o berço da Renascença, ela se expandiu para outras regiões europeias, tais como Alemanha, Flandres e o norte dos Alpes.
Vejamos alguns acontecimentos
históricos que contribuíram para o seu desenvolvimento. O Renascimento está
situado num período de transição entre a Idade Média e a Modernidade, o que
corresponde ao final do Feudalismo e início do Capitalismo. Naquele momento,
uma importante mudança no modo de perceber o mundo estava ocorrendo: passava-se
de um pensamento predominantemente teocêntrico - onde tudo se explica a partir
de uma origem divina - para uma visão de mundo antropocêntrica, onde o homem
assume papel central em relação ao universo. Tais pensamentos resultaram no
surgimento do Humanismo, um movimento intelectual que se dedicou a valorizar a
condição humana e suas múltiplas possibilidades de realizações e descobertas em
variados campos do saber, tais como a ciência, a literatura e as artes.
Os italianos daquela época
identificaram esses ideais na poderosa Roma Antiga e, com o intuito de reviver
esse período, buscaram retomar os seus valores, hábitos, literatura e
mitologias. Para isso, os artistas renascentistas estabeleceram como parâmetros
para as suas produções as antigas obras clássicas greco-romanas, consideradas,
por eles, o que de melhor havia sido produzido em termos artísticos até então.
Durante o Renascimento houve um
grande desenvolvimento naval, comercial e urbano, o que resultou em um
significativo crescimento econômico, que deu origem a uma nova classe social, a
burguesia. Em virtude dessa ascensão social de uma parcela da população, surgiu
um modo diferente de relação entre a arte e a sociedade: o mecenato. O mecenas
foi uma figura de extrema importância nesse contexto, pois costumava patrocinar
os artistas e suas obras, auxiliando assim na expansão de múltiplos talentos.
Sem esse cenário econômico favorável, talvez o Renascimento não encontrasse
condições para se desenvolver.
Algumas características da arte Renascentista
O Renascimento foi repleto de
inovações técnicas no campo artístico. A observação direta da realidade é um
deles. Assim, os artistas costumavam desenhar exaustivamente para melhor
representarem em suas pinturas e esculturas aquilo que estava diante deles.
Outras invenções importantes foram a pintura de cavalete (com a utilização de
uma tela colocada sobre esse suporte), e o aprimoramento e uso popularizado da
tinta a óleo (mistura de pigmentos com óleos vegetais), pois permitiram tanto o
deslocamento e comercialização das obras, quanto uma maior vivacidade nas cores
e efeitos mais realistas nas pinturas. Além disso, os artistas, antes anônimos,
passaram a ser valorizados pela sociedade. Com isso, teve início a prática do
autorretrato, que podemos comparar, em menores proporções, com as atuais
selfies.
Alguns artistas do Renascimento
O curto período chamado de
Renascimento Pleno (1500-1520) foi responsável pelo surgimento das obras dos
três mais conhecidos artistas desse período: Leonardo da Vinci, Michelangelo
Buonarroti e Rafael Sanzio.
O interesse de Da Vinci
por variados campos do saber contribuiu para sua fama de “artista completo”,
tão valorizada durante a Renascença. Podemos notar sua inventividade nos
projetos para a construção de aeronaves, nos desenhos anatômicos realizados a
partir de cadáveres etc. Na sua pintura mais famosa, a Mona Lisa (1503-1506),
estão presentes os ideais renascentistas de serena harmonia. A suave transição
dos tons mais escuros para os mais claros são o resultado de uma técnica criada
pelo próprio artista, e chamada de sfumato (fumaça, em italiano).
Mona Lisa, pintura de Leonardo da Vinci.
Embora não se considerasse um
pintor e sim um escultor, não podemos deixar de nos impressionar com a força
das imagens presentes nos afrescos (técnica que consiste na realização de
pinturas sobre o gesso ainda úmido) realizados por Michelangelo no teto
da Capela Sistina, em Roma (o processo de realização dessas pinturas pode ser
compreendido através do filme Agonia e Êxtase, de 1965). Essa mesma força está
presente na obra Davi (1501-1504), uma estátua de aproximadamente quatro metros
de altura, que representa a determinação, e as belas formas, do jovem herói
bíblico em sua batalha contra o gigante Golias.
É frequente mencionar o mais jovem desses três artistas,
Rafael, como a síntese dos talentos dos outros dois. Em Triunfo da Galateia
(c.1512-1514), a mitologia é o tema para a execução de uma pintura linear, em
que predominam os contornos. Tudo nesta pintura, como em muitas outras do
Renascimento, é extremamente nítido e claro, não existem áreas sombrias.
Simbolicamente, nada existe que seja oculto ao homem renascentista. Não há nada
que permaneça nas trevas do desconhecimento, pois através dos seus inúmeros
saberes culturais e científicos, ele é capaz de lançar luz a todos os mistérios
do mundo. Eis um ideal renascentista que, em breve, não mais se sustentaria.
Triunfo de Galateia, pintura de Rafael Sanzio (1511).
Fontes: https://www.infoescola.com/movimentos-culturais/renascimento/
acesso em 08/04/2021.
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