quarta-feira, 31 de março de 2021

8º ano E F - Pensadores Iluministas

Assista o vídeo


Pensadores Iluministas

Por Pedro Menezes   Professor de Filosofia

Os filósofos iluministas contribuíram de maneiras diferentes e em diversas áreas do conhecimento. Desde questões morais, religiosas e políticas até as de cunho econômico e filosófico, os ideais dos pensadores iluministas promoveram o processo de conscientização mundial. As "luzes" do pensamento iluminista são uma resposta crítica às "trevas" do pensamento medieval, em que toda a produção de conhecimento estava subordinada ideia à religião, como forma de justificar a fé e o poder da Igreja. Apesar das particularidades presentes no pensamento de cada um deles, as questões relacionadas à produção de um conhecimento independente, centrado na razão e distanciado da teologia proposta pela Igreja, é uma marca comum.

Voltaire (1694-1778)

Voltaire, pseudônimo de François-Marie Arouet, foi um filósofo francês que nasceu em Paris. Suas críticas à nobreza resultaram em várias situações de prisão e exílio.

Principais Ideias

Voltaire foi um dos mais importantes filósofos do iluminismo. Defensor das liberdades individuais e da tolerância, foi uma das principais inspirações da Revolução Francesa. Para Voltaire, deve ser garantido às pessoas o direito à liberdade de expressão, à liberdade religiosa e à liberdade política. Por suas defesas, o filósofo foi perseguido pela Igreja Católica e pelo Estado absolutista francês.

Principais Obras

A principal obra de Voltaire, "Cartas Inglesas ou Cartas Filosóficas", foi um conjunto de cartas acerca dos costumes ingleses, os quais comparava aos do atraso da França absolutista. Apesar disso, era contra qualquer revolução, pois acreditava que os monarcas seriam capazes de se orientar racionalmente para cumprir o seu papel. Escreveu também novelas, tragédias e contos filosóficos, dentre os quais "O Ingênuo".

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)

Jean-Jacques Rousseau foi um filósofo suíço que lançou as bases para o Romantismo europeu.

Principais Ideias

Rousseau era a favor do “contrato social”, forma de promover a justiça social que dá nome a sua principal obra. Apregoava que a propriedade privada gerava a desigualdade entre os homens. Segundo ele, os homens teriam sido corrompidos pela sociedade quando a soberania popular tinha acabado. O homem nasceu livre, e em toda parte se encontra acorrentado.

Principais Obras

"O Contrato Social" é a sua obra de maior destaque de Rousseau. Em "Émile", outra obra de grande importância, Rousseau trata da educação afirmando que ela deve ser base da reconstrução da humanidade.

Adam Smith (1723-1790)

Adam Smith é considerado um dos principais teóricos do movimento. Filósofo e economista escocês, recebe o título de "pai da economia moderna".

Principais Ideias

Em plena época do Iluminismo, Adam Smith tornou-se um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado. A livre concorrência entre os empresários regularia o mercado, provocando a queda de preços e as inovações tecnológicas necessárias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o ritmo de produção. As ideias de Adam Smith tiveram uma grande influência na burguesia europeia do século XVIII, pois atacavam a política econômica mercantilista promovida pelos reis absolutistas, além de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em muitas regiões rurais da Europa. A teoria de Adam Smith foi de fundamental importância para o desenvolvimento do capitalismo nos séculos XIX e XX.

Principais Obras

"A Riqueza das Nações" é o nome da principal obra desse pensador, enquanto "Teoria dos Sentimentos Morais" é o nome do seu principal tratado.

Fontes:

https://www.suapesquisa.com/biografias/adam_smith.htm  - acesso em 31/-3/2021

https://mundoeducacao.uol.com.br/filosofia/voltaire.htm   - acesso em 31/03/2021

https://www.todamateria.com.br/filosofos-iluministas/ - acesso em 31/03/2021

Assista o seguinte vídeo que trata de uma música da banda irlandesa U2. O título da música é "40", uma referência ao "Salmo 40" da Bíblia. O vídeo mostra pessoas com um cartaz escrito "COEXIST", traduzindo, COEXISTÊNCIA. No cartaz a três símbolos: a Lua Crescente, simbolizando o Islamismo; a Estrela de Davi, representando o Judaísmo; e a Cruz, um dos símbolos do Cristianismo. A principal mensagem do vídeo é a importância da tolerância religiosa e a necessidade de todas as religiões do mundo coexistirem/existirem tolerantemente e em armonia.

Obs. A canção "40" do U2, interpretada pelo U2NL, com uma palavra do Rev. Jan Andries de Boer sobre a cooperação entre religiões e a paz mundial.


Letra da música "40" do U2 traduzida.

Eu esperei pacientemente pelo Senhor
Ele se inclinou e ouviu meu clamor
Ele me tirou do abismo
Para fora do lamaçal

Eu cantarei, cantarei uma nova canção
Eu cantarei, cantarei uma nova canção
Quanto tempo para cantar esta canção?
Quanto tempo para cantar esta canção?
Quanto tempo, quanto tempo, quanto tempo
Quanto tempo para cantar esta canção?

Ele firmou meus pés na rocha
E fez firme minhas pegadas
Muitos verão, muitos verão e temerão











Um comentário:

  1. #Todos os agradecimentos ao Sr. Anderson por ajudar com meus lucros e tornar possível meu quinto saque. Estou aqui para compartilhar com você uma oportunidade incrível de mudança de vida. são chamadas de opções de negociação Bitcoin / Forex. é um negócio altamente lucrativo que pode render até $ 2.570 em uma semana com um investimento inicial de apenas $ 200. Sou a prova viva desta grande oportunidade de negócio. Se alguém estiver interessado em negociar em bitcoin ou qualquer criptomoeda e quiser uma negociação bem-sucedida sem perder, notifique o Sr. Anderson agora. Whatsapp: (+447883246472)
    Email: tdameritrade077@gmail.com

    ResponderExcluir

Os Incas

  Vista da antiga cidade Inca, Machu Picchu, no Peru. Originalmente os incas eram um clã da tribo dos quíchuas, localizado na região de Cusc...