sexta-feira, 8 de maio de 2020

6º ano E F - Projeto de Vida - O Eu e o outro.


Minhas competências para a construção do meu sonho

Essa atividade pode ser realizada junto a uma pessoa mais velha que possa estar auxiliando.
As habilidades socioemocionais pertencem a um conjunto de competências que o indivíduo tem para lidar com as próprias emoções.

“Essas competências são utilizadas cotidianamente nas diversas situações da vida e integram o processo de cada um para aprender a conhecer, conviver, trabalhar e ser”, explica a educadora*. “Ou seja, são parte da formação integral e do desenvolvimento do ser humano. São habilidades que você pode aprender, praticar e ensinar.”

* Cristina Favaron Tugas, Diretora Pedagógica do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA), de São Bernardo do Campo (SP).

Essas competências socioemocionais englobam:
  •        empatia;
  •         respeito;
  •         tolerância ao estresse;
  •         tolerância a frustração;
  •         auto confiança;
  •         organização.
Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

Assista o vídeo


O respeito mútuo é um princípio de convívio humano que deve ser considerado base para a construção de uma sociedade civilizada, com educação e justiça entre diferentes grupos sociais, étnicos, econômicos, culturais e etc.

Assista o próximo vídeo e reflita sobre respeito e desrespeito

Tolerância ao estresse é a competência que ajuda a regular a ansiedade e responder a situações estressantes com calma, sem deixar que as preocupações impeçam a resolução de problemas. A tolerância ao estresse é um dos componentes da resiliência emocional, que é o que nos permite manter um equilíbrio diante de contextos adversos ou situações de risco. Para isso, é preciso lidar com sentimentos como raiva, ansiedade e medo, por exemplo, sem que isso abale a confiança. Ou seja, a tolerância ao estresse é uma das competências para saber lidar com situações que nos tiram de nossa zona de conforto e que exigem calma e discernimento, o que envolve autoconhecimento e saber se apoiar na própria força interior, estando atento ao modo com que se reage às frustrações, sejam elas pequenas ou grandes.

Tolerância a frustração pode ser entendida como a capacidade do indivíduo para lidar com situações em que experiencia de frustração, isto é, a impossibilidade ou dificuldade de  concretização dos seus objetivos ou necessidades.

Autoconfiança em termos simples significa confiança em si mesmo. Para inspirar confiança aos outros, é necessário aprender a ter confiança em si.

Organização é a ação ou efeito de organizar; ato ou resultado de se organizar.


Mais um vídeo




Fontes utilizadas para a construção dessa atividade:
https://diarioescola.com.br/competencias-socioemocionais/
https://www.significados.com.br/respeito-mutuo/
https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/socioemocionais-para-crises/competencia-socioemocional-tolerancia-estresse.html
https://knoow.net/ciencsociaishuman/psicologia/tolerancia-a-frustracao/
https://www.infoescola.com/comportamento/autoconfianca/
https://www.dicio.com.br/organizacao/
https://www.significados.com.br/possa/
Todos os acessos se deu no dia 08/05/2020.

Um comentário:

Os Incas

  Vista da antiga cidade Inca, Machu Picchu, no Peru. Originalmente os incas eram um clã da tribo dos quíchuas, localizado na região de Cusc...